Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O Mundo Doce de Vânia Elihimas

                       Hoje o blog vem com uma entrevista muito especial...com a Cake Designer Vânia Elihimas.

Ela é  fonoaudióloga, mas teve que abrir mão de sua paixão, por amor  a uma outra grande paixão: O mundo doce!

Tudo começou quando ela tinha 17 anos e aos poucos foi  conquistando os clientes . O boca a boca foi sua principal divulgação,sua receita é um bolo simples, mas faz muito sucesso! Além do amor aos doces, ela ama os bichos e ajuda sempre que possível os animais abandonados. Muitos clientes se tornaram amigos e também amigas de profissão viraram amigas...Por trabalhar muito, no seu dia de folga adora curtir a casa com o marido e suas filhas caninas :)

Blog- Como tudo começou?

Vânia Elihimas- Tinha 17 anos e tinha tudo,mas meus pais nunca me davam dinheiro para nada, eu e meus 3 irmãos fomos educados a batalhar por tudo que queremos, e quando queria sair com as amigas, muitas vezes ia com o dinheiro só da entrada para os lugares... Nesse tempo minha cunhada abriu um restaurante e mesmo sem nunca ter feito um bolo na vida perguntei se ela não poderia comprar tortas para vender no local. As primeiras ficaram  péssimas, e com o tempo fui melhorando, vendi durante anos só tortas e os clientes do restaurante viraram meus clientes e  o boca a boca foi muito importante para mim. Sou fonoaudiologa, mas não consegui conciliar com os bolos.Faz 5 anos que faço bolos decorados com pasta americana, e meu primeiro e segundo bolo foram bolos de casamento!E hoje com quase 35 anos, posso dizer que sou muito realizada, amo o mundo doce!

B-Seu trabalho é maravilhoso, poderia falar de algum inesquecível?

 VE- O segundo bolo de pasta americana que fiz foi para o casamento de uma super amiga, Sabrina, que ia casar em João Pessoa e queria um bolo enorme!! Fiquei muito nervosa, e terminei de decorar o bolo na casa da familia dela, eu na sala decorando e uns familiares olhando, me tremia tanto! No fim deu tudo certo! Recentemente foi o casamento da minha sobrinha que é super exigente e eu não queria fazer o bolo dela, no final deu tudo certo e acho que foi o bolo mais bonito que ja fiz!

B- O que mais mudou na arte de confeitaria, desde o início da sua carreira?

VE- Começei com tortas simples, depois decoradas com mashmallow e pasta americana e há 05 anos faço bolos com glace mármore cobertos com pasta americana, digo sempre que estou em busca de novos aprendizados sempre, ainda tenho muito a aprender!

B- Essas mudanças foram positivas?

VE- Muito! tento sempre acompanhar as novas tecnicas, modelos novos, materiais novos, o investimento é alto , mas para precisamos ter algo sempre diferente e tentar agradar sempre o cliente!

B- O mercado recifense tem acompanhado essas inovações em materiais e técnicas?

VE- No começo, viajava sempre a São Paulo para trazer os materiais, mas agora  quase tudo pode ser encontrado nas lojas daqui, o que falta são os cursos, os eventos que só tem no Rio e em São Paulo, mas o Recife melhorou muito e também existe grandes profissionais que dão cursos por aqui...

B- Em relação aos modelos, quais as maiores mudanças?

VE- Percebi que aqueles bolos que eram enormes na largura diminuiram, e agora querem bolos de muitos andares!Sempre surge novos modelos, por exemplo o naked cake ( aquele bolo sem cobertura de pasta e os recheios aparecem) é o bolo do momento!

B- Em qual tipo de festa os clientes gostam de inovar: infantil, 15 anos ou casamento?

VE- Em todas ! Hoje em dia cada bolo tem a personalidade do cliente, uns mais discretos, outros gostam coloridos, bolos clean, quem manda é o cliente! Não existe isso de bolo branco em casamento, agora pode tudo!

B- Como voce vê o mercado da confeitaria direcionado para as festas infantis?

VE- O bolo , depois do aniversariante, é o principal da festa! O mercado cresceu bastante e está muito bom, sempre surge novos clientes, e eles querem que um bolo bonito e gostoso faça parte de sua festa, só beleza não conta, o sabor é muito importante!Existem aqui muitas profissionais do ramo e tem espaço para todas!

B- Quais as maiores dificuldades do setor?

VE- A maior dificuldade é que no inicio tudo é lento, poucos clientes, tem que ter paciencia, presentear com bolos,  divulgar ( hoje em dia é muito mais fácil por causa das redes sociais).No meu caso a minha maior dificuldade  foi a aceitação da minha familia... No inicio minha mae foi muito contra, pois eu era formada e ela gostava de me ver de bata, unha feita e cabelo arrumado, mas hoje em dia é minha maior fã!

B- O bolo é sempre uma das grandes atrações das festas. Com tanto trabalho e técnica envolvidos, como fica a arte de fazer bolos, para momentos tão especiais?

VE- O bolo também é um sonho... tento sempre fazer o melhor, cada sorriso que vejo no rosto do cliente ao entregar um bolo é a minha maior satisfação, a responsabilidade é muito grande! Tento realizar meu trabalho da melhor forma para deixa-los felizes ! e com isso fico muito feliz também!

Queria deixar um recadinho:
Nunca desista dos seus sonhos! Tudo no começo é dificil, tem concorrencia de todos os lados, mas faça o seu trabalho com carinho e amor! Trate bem as pessoas...Consegui muitas coisas , viajo sempre que posso, reformei meu apartamento.. tudo com muito esforço! Durmo em média 05 horas por dia e nada cai do ceu...Trabalhe, trabalhe e trabalhe! E não inveje nada de ninguém! Agradeço a Deus todos os dias por tudo que conquistei e não entendo como um bolo "simples caseiro" agrada tanto! Com amor tudo é possivel! E acredite que você pode tudo!



Segundo Vânia, um dos bolos mais lindos que ela já fez.
Bolo do casamento da sobrinha.


6 comentários:

  1. Parabéns Vânia... sou admiradora do seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. parabéns vânia seus bolos são uma obra de artes.. vou ser sua cliente brevemente..

    ResponderExcluir
  3. Acho que o bolo de casamento da sobrinha Suellen foi o top dos top! Belo e com o autêntico sabor do bolo de noiva! Vânia é um Ser iluminado, humilde, de carater e extremamente risonha, contágia a todos.
    Agradeço a DEUS por fazer parte do seu convivel.
    Admiro, amo e sou fanzoca desta menina ~_~

    ResponderExcluir
  4. Sempre lindos seus bolos. Parabéns Vania.
    Ana Amaral

    ResponderExcluir
  5. Parabens Vania...sou admiradoradora do seu trabalho!Sua historia de vida e um exemplo de sucesso....

    ResponderExcluir
  6. Adorei a matéria...sou fã dos bolos de Vânia!!
    Sarah Camarotti

    ResponderExcluir